05 fevereiro 2013

Solidariedade em Santa Maria

Comovente
Foram muitas as demonstrações de solidariedade após a tragédia ocorrida em Santa Maria. Já no dia 28 de janeiro todo o estoque do Banco de Pele de um hospital de Recife foi enviado para nosso estado para o tratamento dos queimados no incêndio. Logo após Uruguai, Argentina e Chile doaram pele e membrana amniótica aos feridos de Santa Maria.
O Brasil em Santa Maria - Charge de Galvão na Folha de São Paulo - 29/01/2013
Médicos e enfermeiros chegavam de vários locais do Brasil e até do exterior. Voluntários faziam lanches e compravam água para oferecer aos socorristas e familiares das vítimas, gente anônima, pessoas que só queriam ajudar de alguma maneira, por menor que fosse sua participação.

A designer Carla Vaucher - de Rivera (Uruguai) e residente em Vitória, estado do Espírito Santo - publicou este texto em seu perfil no Facebook:
"Esses depoimentos fazem parte das coisas que me emocionam todos os dias. E que me lembram de cada cantinho de Santa Maria. Das pessoas que lá conheci, das coisas que vivi. Choro a cada depoimento que leio. É como se um pedaço de mim ainda estivesse lá e esse pedaço sente dor. E chora."

Após seu texto compartilhou uma foto e texto de Marcio Luiz Nogarolli, médico do SAMU de Curitiba que esteve em Santa Maria prestando auxílio às vítimas da tragédia na boate Kiss:

Foto do médico Marcio Luiz Nogarolli colocada em seu perfil no Facebook
SANTA MARIA – MISSÃO CUMPRIDA
Fomos dar uma ajuda profissional, voltamos com o coração repleto de gente. Fomos para tentar minimizar a dor. Vocês nos maximizaram humanos.

O motorista de Taxi de Porto Alegre se recusou receber o preço da corrida só porque soube que estávamos indo para sua cidade. E disse que se ofenderia se insistíssemos em pagar. Sentei em uma escada para tomar fôlego e a voluntária veio perguntar se eu precisava de ajuda. Ela tinha uns 16 anos de idade.

A moça da limpeza achou uma medalha de algum santo. Uma jóia de 18 quilates. Passou mais de hora perguntando um a um se não lhes pertencia. Depois deixou o ramal do chefe onde a medalha estaria guardada.

Mas não foram essas as atitudes que mais me surpreenderam. O que mais me tocou é que vocês de Santa Maria transformaram substantivo em verbo.

Eu e meus amigos do Paraná vimos milhares de placas, adesivos, lacres de porta e fitas negras com a palavra “LUTO”.

Por vários dias eu achei que vocês estavam se referindo ao substantivo: conjunto de reações a uma perda, geralmente pela morte de alguém. Hoje entendi. No meio de tanta dor e diante da necessidade de não parar, “LUTO” em Santa Maria (RS) não é substantivo. É verbo. EU LUTO! Luto contra a dor, pra não parar, luto contra o injusto para não repetir, luto pelo menor para ninguém perder e luto contra a morte para o meu irmão viver. E é por isso tudo que eu quero que saibam: quando precisarem da gente para conjugar verbos, aí na sua terra, podem nos chamar. Vocês já tem o número!

O agradecimento do SAMU de Santa Maria aos médicos e enfermeiros paranaenses:
Foto: SAMU/Santa Maria
AGRADECIMENTO
Agradecemos aos Médicos e Enfermeiros do SAMU do Estado do Paraná, cidade Curitiba, que até ontem, atuaram como voluntários da Força Nacional do SUS em nossa cidade, colaborando com o SAMU Santa Maria e UPA24hs. Obrigado!!! Muita Luz e Paz em Suas Vidas!! Sucesso!!!